Muitos empreendedores, figuras públicas e marcas já consolidadas pensam primeiro em seu endereço na rede social e garantem seus endereços com o “@” para marcar presença digital e assim, posteriormente, se necessário, criar um website próprio.
Esse comportamento faz sentido, visto que as redes sociais são ambientes democráticos e acessíveis por não terem necessidade de um investimento inicial explícito.
À médio e longo prazo, as mesmas pessoas que optaram por estar ali pela facilidade, são induzidas pela própria rede a investir em marketing para conquistar cada vez mais visibilidade.
Sabemos que as redes sociais modelam o comportamento dos usuários, mudam seus algoritmos e interferem nas interações, modificando a entregabilidade aos públicos desejados por pessoas e marcas que usam as redes sociais para promover seu trabalho.
Vejo muitos instagrammers produzindo conteúdos relevantes e publicando-os com artes em imagens, que se tivessem sido publicados em blogs ou páginas de notícias, teriam grande probabilidade de aumentar a visibilidade do site e se manter por anos e anos, independentemente de rede social. Os canais de busca infelizmente não interpretam esses textos aplicados em imagens.
Expliquei à vereadora Audrey Kleys e sua equipe da importância de documentar por escrito, sob forma de texto, imagens e/ou vídeos toda a história e trabalho dentro do site dela, para que a história seja apresentada com transparência e o legado que vem sendo construído com trabalho e esforços diários, sejam mostrados à população no dia a dia.
O Instagram por exemplo, vem incorporando cada dia mais ferramentas para se manter no topo enquanto rede social e é justamente isso, que torna o ambiente inseguro para pessoas e marcas que apostam exclusivamente em redes sociais para divulgar seus serviços e produtos.
Analisando por esse ponto, um website transmite segurança, profissionalismo e confiança, além de ser um meio importante de mostrar às pessoas o endereço na internet, independentemente de qual rede social esteja em alta.
Com um website é possível escolher de que forma uma figura pública ou marca vai se apresentar: por meio de fotos, vídeos, textos, elementos gráficos e ainda elencar todos esses aspectos visuais distribuídos por páginas, seções, de fato que, essas informações pertinentes em cada nicho de atuação e facilitem a integração aos canais de busca e todas redes sociais disponíveis independente do passar do tempo.
No site da vereadora em Santos Audrey Kleys, preparamos seções especiais para, desde o lançamento, informar continuamente seu trabalho desenvolvido no dia a dia, com atualizações sobre projetos, emendas e leis aprovadas, por meio de uma atualização direta com a Câmara Municipal.
Também personalizamos a diagramação de todo o conteúdo com uma identidade visual única.
Sempre digo que o blog é uma parte importante do site e no caso da Audrey Kleys, que tem formação e experiência com o jornalismo, poderá compartilhar sua rotina diária com a população tornando seu trabalho transparente e o seu site o principal meio de comunicação disponível com a população, que conta com formulários e canais de contato disponíveis.
Em nome da equipe Web Para Leigos, agradeço à vereadora de Santos Audrey Kleys e toda sua equipe por nos confiar no desenvolvimento deste novo canal de comunicação com os munícipes de Santos.
Escrito por: Simone Mielle | Web Para Leigos