A Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) voltará a atender das 8h às 17h nas duas unidades (Jabaquara e Jardim Botânico) a partir da próxima segunda-feira (26).
O trabalho da Codevida merece todo o apoio do poder público! Desde o meu primeiro mandato faço questão de estar ao lado dos técnicos buscando melhorias para os equipamentos, com envio verba parlamentar e também fui buscar emenda federal para Santos.
Em 2019, consegui 230 mil com o deputado Ricardo Izar para a aquisição de um Castramóvel, que está na Zona Noroeste, bem ao lado do Jardim Botânico!
Cães e gatos de rua, em situação de abandono ou de ninhadas indesejadas são exemplos de população animal que levam problemas à saúde pública, problemas esses que vão desde a disseminação de doenças de caráter zoonótico até os ataques a pedestres.
Temos que cuidar de todos! O amor que dedicamos aos nossos pets é devolvido em dobro! Minha Luna me mostra isso todos os dias!!!
Com a extensão do horário, as atividades de interação com os pets, chamadas de Rolê Animal e Aconchego Felino, também passarão a funcionar uma hora a mais, das 13h às 16h, a partir de terça-feira (27).
Ambos os programas de interação com os animais são oferecidos para quem não pode ou não quer adotar no momento. No “rolê”, os voluntários podem visitar a unidade para levar os pets passear. Já no Aconchego Felino, podem passar a tarde fazendo carinho e companhia aos gatos em suas respectivas baias.
Ambas as atividades são realizadas na unidade Jabaquara (Av. Francisco Manoel s/nº), de terça a quinta-feira. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência para o cadastro.
Já quem tem a intenção de adotar pode participar do “Padrinho de Fim de Semana”, de segunda a sexta-feira. Nesse programa, os adotantes podem levar os prováveis futuros membros da família para passarem um tempinho nos locais que, posteriormente, podem se tornar seus lares.
O Padrinho de Fim de Semana é liberado após entrevista com o adotante, mas não é obrigatória a participação no programa para adotar. Após a entrevista, também é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência para concretizar a adoção, que pode ser realizada de segunda a sexta, das 10h às 15h.
Lembrando que não é necessário ser morador de Santos para passar um tempo com os pets ou adotá-los. Atualmente, há 60 cães e 40 gatos disponíveis para adoção, na maioria idosos.
Só este ano, já foram adotados 88 pets. “O objetivo da Codevida é levar um pouquinho de amor pros bichinhos que estão aqui. Nós cuidamos, tratamos, mas eles precisam também receber o amor de uma família de verdade”, disse a coordenadora da Codevida, Karoline Castro.
Rotina na Codevida
Logo pela manhã, os cuidadores passam pelas baias alimentando os animais. Após a refeição, os pets são levados para passear enquanto ocorre a lavagem das baias e a troca de água e cobertores. À tarde, acontece o atendimento clínico daqueles que ainda precisam de algum tipo de tratamento. No mesmo período, é realizada uma nova coleta de fezes e os animais são alimentados novamente.
Serviços
Os serviços de castração, atendimento clínico e vacinação são reservados aos munícipes. Para marcar a castração, cuja agenda é aberta todo dia 15, é necessário dirigir-se à unidade do Jabaquara levando RG, CPF e comprovante de residência em Santos. Após o cadastro, o munícipe deve aguardar a ida do castramóvel ao seu bairro, data informada no dia do agendamento.
Já a vacinação, realizada com imunizantes que previnem contra doenças virais, percorre os bairros conforme calendário), são 100 senhas por dia, 60 para cães e 40 para gatos. É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência em Santos. Para o atendimento clínico do animal são solicitados os mesmos documentos. Por dia, a Codevida atende em média 60 animais nas duas unidades.
Importante lembrar que a Codevida não recolhe animais. Todos os 100 pets foram resgatados de situações de maus-tratos ou abandono, ambos considerados crimes conforme lei federal, sob pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.
Contato
A Codevida atende de segunda a sexta-feira. Os telefones de contato são 3203-5593 e 3203-5075. Também é possível contatar a Coordenadoria pelo e-mail codevida-semam@santos.sp.gov.br ou pelos perfis nas redes sociais: Animais para adoção – Codevida Santos, no Facebook e no Instagram.
Com informações da Prefeitura de Santos