Castramóvel da Codevida
Audrey Kleys

Audrey Kleys

Vereadora em Santos

Codevida tem novos horários a partir da próxima segunda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

A Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida) voltará a atender das 8h às 17h nas duas unidades (Jabaquara e Jardim Botânico) a partir da próxima segunda-feira (26).

O trabalho da Codevida merece todo o apoio do poder público! Desde o meu primeiro mandato faço questão de estar ao lado dos técnicos buscando melhorias para os equipamentos, com envio verba parlamentar e também fui buscar emenda federal para Santos.

Em 2019, consegui 230 mil com o deputado Ricardo Izar para a aquisição de um Castramóvel, que está na Zona Noroeste, bem ao lado do Jardim Botânico!

Cães e gatos de rua, em situação de abandono ou de ninhadas indesejadas são exemplos de população animal que levam problemas à saúde pública, problemas esses que vão desde a disseminação de doenças de caráter zoonótico até os ataques a pedestres.

Temos que cuidar de todos! O amor que dedicamos aos nossos pets é devolvido em dobro! Minha Luna me mostra isso todos os dias!!!

Com a extensão do horário, as atividades de interação com os pets, chamadas de Rolê Animal e Aconchego Felino, também passarão a funcionar uma hora a mais, das 13h às 16h, a partir de terça-feira (27).

Ambos os programas de interação com os animais são oferecidos para quem não pode ou não quer adotar no momento. No “rolê”, os voluntários podem visitar a unidade para levar os pets passear. Já no Aconchego Felino, podem passar a tarde fazendo carinho e companhia aos gatos em suas respectivas baias.

Ambas as atividades são realizadas na unidade Jabaquara (Av. Francisco Manoel s/nº), de terça a quinta-feira. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência para o cadastro.

Já quem tem a intenção de adotar pode participar do “Padrinho de Fim de Semana”, de segunda a sexta-feira. Nesse programa, os adotantes podem levar os prováveis futuros membros da família para passarem um tempinho nos locais que, posteriormente, podem se tornar seus lares.

O Padrinho de Fim de Semana é liberado após entrevista com o adotante, mas não é obrigatória a participação no programa para adotar. Após a entrevista, também é preciso levar RG, CPF e comprovante de residência para concretizar a adoção, que pode ser realizada de segunda a sexta, das 10h às 15h.

Lembrando que não é necessário ser morador de Santos para passar um tempo com os pets ou adotá-los. Atualmente, há 60 cães e 40 gatos disponíveis para adoção, na maioria idosos.

Só este ano, já foram adotados 88 pets. “O objetivo da Codevida é levar um pouquinho de amor pros bichinhos que estão aqui. Nós cuidamos, tratamos, mas eles precisam também receber o amor de uma família de verdade”, disse a coordenadora da Codevida, Karoline Castro.

Logo pela manhã, os cuidadores passam pelas baias alimentando os animais. Após a refeição, os pets são levados para passear enquanto ocorre a lavagem das baias e a troca de água e cobertores. À tarde, acontece o atendimento clínico daqueles que ainda precisam de algum tipo de tratamento. No mesmo período, é realizada uma nova coleta de fezes e os animais são alimentados novamente.

Os serviços de castração, atendimento clínico e vacinação são reservados aos munícipes. Para marcar a castração, cuja agenda é aberta todo dia 15, é necessário dirigir-se à unidade do Jabaquara levando RG, CPF e comprovante de residência em Santos. Após o cadastro, o munícipe deve aguardar a ida do castramóvel ao seu bairro, data informada no dia do agendamento.

Já a vacinação, realizada com imunizantes que previnem contra doenças virais, percorre os bairros conforme calendário), são 100 senhas por dia, 60 para cães e 40 para gatos. É necessário levar RG, CPF e comprovante de residência em Santos. Para o atendimento clínico do animal são solicitados os mesmos documentos. Por dia, a Codevida atende em média 60 animais nas duas unidades.

Importante lembrar que a Codevida não recolhe animais. Todos os 100 pets foram resgatados de situações de maus-tratos ou abandono, ambos considerados crimes conforme lei federal, sob pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.

A Codevida atende de segunda a sexta-feira. Os telefones de contato são 3203-5593 e 3203-5075. Também é possível contatar a Coordenadoria pelo e-mail codevida-semam@santos.sp.gov.br ou pelos perfis nas redes sociais: Animais para adoção – Codevida Santos, no Facebook e no Instagram.

Com informações da Prefeitura de Santos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boa política se faz com TRANSPARÊNCIA RESPEITO 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support