A instalação da Faculdade de Tecnologia Rubens Lara em Santos, há 35 anos, rompeu com uma dinâmica bem complexa para muitos jovens: buscar o ensino superior significava ter recursos financeiros para cursar uma instituição privada ou deixar a família para estudar fora da região.
Dessa forma, uma enorme falta de perspectivas que afetava até as ambições destes estudantes e condenava a Cidade a ver seus talentos irem brilhar fora daqui.
A luta de Rubens Lara, que por mais de uma década trabalhou para convencer as autoridades da importância de termos aqui uma faculdade pública, foi coroada de êxito em 1986, quando o então governador Franco Montoro editou o decreto que criou a Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista.
Sorte de cada um dos milhares de santistas, vicentinos, praia-grandenses, cubatenses, guarujaenses e moradores de cada uma das nove cidades da região que, graças à atuação de Rubens Lara tiveram a chance, nestes 35 anos, de ver suas vidas ganharem outro sentido com a oportunidade do ensino superior. Sorte da Baixada, que viu talentos florescerem e se estabelecerem nesta terra.
Daquele primeiro curso implantado, de Processamento de Dados, com duas turmas de 40 alunos, a Fatec evoluiu e se moldou aos novos tempos e à realidade da região.
Hoje são mais de dois mil estudantes que se preparam para o futuro em cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Sistemas para a Internet, Gestão Empresarial e Gestão Portuária.
Atualmente, a Fatec Baixada Santista representa uma realidade que deve orgulhar a cada um de nós. Representa o sonho realizado de milhares de jovens, uma chance de futuro única a cada estudante que passou pelos seus bancos. Representa o desenvolvimento científico de nossa região. E muito mais!
Como vereadora e presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, apresentei a proposta de homenagem à instituição nestes seus 35 anos.
Foi uma linda solenidade, realizada no último dia 5 de novembro, que teve Rubens Lara muito presente na forma de suas ideias e lutas. Uma noite inesquecível!
A biografia de Rubens Lara nos mostra lições admiráveis, que valem para a vida. A persistência por longos 10 anos, em torno do que acreditava, mesmo em meio a tantas derrotas que ele deve ter sofrido nesta caminhada, mostra uma fé inabalável no poder transformador da educação e um tremendo foco em seu objetivo.
Rubens Lara começou sua carreira política em 1968 como vereador na Câmara Municipal de Santos e exerceu esta missão de forma exemplar, sendo reeleito para mais dois mandatos em 1972 e 1976.
Depois, ganhou o mundo, sendo eleito para representar a Baixada na Assembleia Legislativa em dois mandatos. Também foi eleito, em 1995, para a Câmara dos Deputados, o que fez com o brilho que marcou toda a sua trajetória.
Uma grande inspiração a quem, como eu, acredita que política pode ser feita com honestidade, verdade e amor!
Encerro este texto prestando uma última homenagem a todos funcionários e educadores da Fatec. A figura do professor que também acredita no poder transformador da educação foi fundamental, nestes 35 anos, para o sucesso da instituição e de seus estudantes. Que venham outras décadas de educação de excelência e aberta para todos! Fatec Rubens Lara: 35 anos de orgulho para a Baixada Parabéns, Fatecanos!!!!
Você já está cadastrado em nosso site para receber todas as boas notícias do mandato? Acesse este link e não perca nossas notícias!