Fatec Rubens Lara
Audrey Kleys

Audrey Kleys

Vereadora em Santos

Fatec Rubens Lara: 35 anos de orgulho para a Baixada

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email

A instalação da Faculdade de Tecnologia Rubens Lara em Santos, há 35 anos, rompeu com uma dinâmica bem complexa para muitos jovens: buscar o ensino superior significava ter recursos financeiros para cursar uma instituição privada ou deixar a família para estudar fora da região.

Dessa forma, uma enorme falta de perspectivas que afetava até as ambições destes estudantes e condenava a Cidade a ver seus talentos irem brilhar fora daqui.

A luta de Rubens Lara, que por mais de uma década trabalhou para convencer as autoridades da importância de termos aqui uma faculdade pública, foi coroada de êxito em 1986, quando o então governador Franco Montoro editou o decreto que criou a Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista.

Sorte de cada um dos milhares de santistas, vicentinos, praia-grandenses, cubatenses, guarujaenses e moradores de cada uma das nove cidades da região que, graças à atuação de Rubens Lara tiveram a chance, nestes 35 anos, de ver suas vidas ganharem outro sentido com a oportunidade do ensino superior. Sorte da Baixada, que viu talentos florescerem e se estabelecerem nesta terra.

Daquele primeiro curso implantado, de Processamento de Dados, com duas turmas de 40 alunos, a Fatec evoluiu e se moldou aos novos tempos e à realidade da região.

Hoje são mais de dois mil estudantes que se preparam para o futuro em cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Logística, Sistemas para a Internet, Gestão Empresarial e Gestão Portuária.

Atualmente, a Fatec Baixada Santista representa uma realidade que deve orgulhar a cada um de nós. Representa o sonho realizado de milhares de jovens, uma chance de futuro única a cada estudante que passou pelos seus bancos. Representa o desenvolvimento científico de nossa região. E muito mais!

Como vereadora e presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal, apresentei a proposta de homenagem à instituição nestes seus 35 anos.

Foi uma linda solenidade, realizada no último dia 5 de novembro, que teve Rubens Lara muito presente na forma de suas ideias e lutas. Uma noite inesquecível!

A biografia de Rubens Lara nos mostra lições admiráveis, que valem para a vida. A persistência por longos 10 anos, em torno do que acreditava, mesmo em meio a tantas derrotas que ele deve ter sofrido nesta caminhada, mostra uma fé inabalável no poder transformador da educação e um tremendo foco em seu objetivo.

Rubens Lara começou sua carreira política em 1968 como vereador na Câmara Municipal de Santos e exerceu esta missão de forma exemplar, sendo reeleito para mais dois mandatos em 1972 e 1976.

Depois, ganhou o mundo, sendo eleito para representar a Baixada na Assembleia Legislativa em dois mandatos. Também foi eleito, em 1995, para a Câmara dos Deputados, o que fez com o brilho que marcou toda a sua trajetória.

Uma grande inspiração a quem, como eu, acredita que política pode ser feita com honestidade, verdade e amor!

Encerro este texto prestando uma última homenagem a todos funcionários e educadores da Fatec. A figura do professor que também acredita no poder transformador da educação foi fundamental, nestes 35 anos, para o sucesso da instituição e de seus estudantes. Que venham outras décadas de educação de excelência e aberta para todos! Fatec Rubens Lara: 35 anos de orgulho para a Baixada Parabéns, Fatecanos!!!!

Você já está cadastrado em nosso site para receber todas as boas notícias do mandato? Acesse este link e não perca nossas notícias!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Boa política se faz com TRANSPARÊNCIA RESPEITO 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support